segunda-feira, 7 de abril de 2014

Como Período Democrático cai no Enem

Período Democrático ocorreu a partir da saída de Getúlio Vargas do poder, em 1945, até o golpe militar que abreviou o mandato do presidente João Goulart, em 1964. Durante este período, o Brasil presenciou uma tentativa de governo democrático, grandes mudanças econômicas e culturais e a mudança de capital.
Período Democrático no Enem
Para saber mais detalhes a respeito do período e ficar ligado nos tópicos que vamos abordar abaixo, sugerimos que você leia o resumo sobre o Período Democrático. Conheça as obras dos principais presidentes e fique ligado nos conceitos mais importantes.
Se possível, também assista ao vídeo sobre o Período Democrático, de Bóris Fausto.

Presidentes e suas obras

Neste período, houve uma sucessão de presidentes, dentre eles Getúlio Vargas, que voltou ao poder em 1951. É necessário conhecer as principais obras de cada presidente, assim como o seu tempo de mandato. Todas as questões analisadas tratam, de certa forma, destas obras. O resumo indicado acima vai guiá-lo.

Conflitos político-sociais

Apesar da pretensa democracia do período, ele não ficou isento de vários conflitos políticos e sociais. Dentre os sujeitos responsáveis pelos conflitos políticos, está a figura de Carlos Lacerda, que fez oposição a vários presidentes, de Getúlio Vargas a Juscelino Kubitscheck.
Os conflitos sociais, grosso modo, ocorreram devido ao fato de que as reformas econômicas (em especial as de Kubitscheck) não costumavam beneficiar a maior parte da população. Estes conflitos estão relacionados, geralmente, a movimentos de esquerda, alguns ligados ao comunismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário