Independência do Brasil
Desde 1530, o Brasil era colônia de Portugal. A partir da chegada de D. João VI – rei de Portugal – ao Brasil, em 1808, muitas transformações ocorreram no país. Estas transformações enfraqueceram o domínio português no país, criando as condições para a separação definitiva. A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822.
Apesar da separação política, o processo de independência foi conduzido por setores mais conservadores da sociedade brasileira. Não houve, assim, rompimento com várias características da época colonial, como a economia agrícola e a escravidão. Além disso, o processo aumentou a dependência econômica no país.
- Questão: Elites na Independência do Brasil
- Questão: Dependência Econômica do Brasil
- Questão: Independência e Escravidão
Constituição de 1824
Dentre as medidas que D. Pedro I adotou ao se tornar imperador no Brasil, foi a abertura de uma assembleia constituinte com o objetivo de criar uma constituição no país. Assim, a primeira (o país teve sete constituições!) ficou conhecida como Constituição de 1824.
A carta magna, como também era chamada, não representou motivos para comemorar, devido ao cunho autoritário. O voto censitário, por exemplo, ficava restrito aos grupos com alto poder aquisitivo. Além disso, havia uma disposição que dava ao imperador poder político total, chamado de Poder Moderador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário